CIGARRO ELETRÔNICO: MITOS E VERDADES [ATUALIZADO 2017]

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O Mal que Faz o Cigarro Eletrônico

E-cigarros são apenas uma outra maneira de colocar nicotina – uma droga altamente viciante – em seu corpo.

Os cigarros eletrônicos são dispositivos de fumo alimentados por baterias, muitas vezes projetados para parecer como cigarros normais.

Eles usam cartuchos cheios de um líquido que contém nicotina, aromas e outros produtos químicos.

Um dispositivo de aquecimento e-cigarro converte o líquido em vapor, que a pessoa inala.

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É por isso que o uso de e-cigs é conhecido como “vaping”.

Como os e-cigarros não queimam tabaco, as pessoas não inalam as mesmas quantidades de alcatrão e monóxido de carbono como faria com um cigarro.

Mas quem usa um e-cig ainda recebe uma dose não saudável de nicotina e outros produtos químicos.

Cigarros eletrônicos têm sido comercializados como uma maneira de ajudá-los a sair, mas não há nenhuma evidência de que eles realmente ajudem as pessoas a parar de fumar.

Em vez disso, eles podem ser um risco para a saúde das pessoas que usam, bem como para espectadores que respiram de outros.

E-cigarros não enchem os pulmões com fumo nocivo, mas isso não faz deles uma alternativa saudável para cigarros regulares.

Quando você usa um cigarro eletrônico, você ainda está colocando nicotina – que é absorvida através de seus pulmões – em seu corpo.

Além de ser uma droga viciante, a nicotina também é tóxica em altas doses. Foi usado até mesmo como um inseticida para matar insetos.

A nicotina afeta seu cérebro, sistema nervoso e coração. Ele aumenta a pressão arterial e freqüência cardíaca. Quanto maior a dose de nicotina, mais a pressão arterial e a freqüência cardíaca de uma pessoa sobe.

Isso pode causar uma freqüência cardíaca anormal (arritmia). Em casos raros, especialmente quando grandes doses de nicotina estão envolvidas, as arritmias podem causar insuficiência cardíaca e morte.

Depois de seus efeitos iniciais desaparecerem, o corpo começa a desejar a nicotina. Você pode se sentir deprimido, cansado e anseia mais nicotina para animar novamente.

Ao longo do tempo, o uso de nicotina pode levar a sérios problemas médicos, incluindo doenças cardíacas, coágulos de sangue e úlceras de estômago.

Como a nicotina é viciante, a melhor maneira de evitar o problema de tentar parar de fumar ou parar de usar e-cigs é nunca começar.

Se você fuma e quer parar, e-cigarros provavelmente não são sua melhor opção. Você não quer desistir de fumar com sucesso apenas para descobrir que você está agora viciado em e-cigarros.

Se você já tentou usar e-cigs e pensa que você pode estar ficando dependente de nicotina, você precisará seguir os mesmos passos para desistir como faria com tabaco:

Faça um específico plano. Defina uma data para iniciar o processo de desistir. Se você fuma cigarros, tente com e-cigarros para ajudar.

Se isso não funcionar, é hora de um plano para se livrar da nicotina. Faça um objetivo específico, como usar menos um e-cigarro por dia por uma semana.

Fique ocupado. Tirar sua mente de cigarros por exercer ou fazer algo que envolve suas mãos, como arte, música, tricô, ou madeira.

Mantenha-se ciente de momentos específicos e situações que fazem você querer cigarros (como em uma festa ou depois de uma refeição), e chegar a um plano para lidar com isso.
Quando você anseia um cigarro ou e-cig, adie o desejo.

Pode ser mais fácil dizer a si mesmo para “esperar” do que dizer a si mesmo “não”.

Faça outra coisa para tirar sua mente do desejo. As possibilidades são infinitas, o impulso vai passar, e – parabéns – significa um cigarro a menos!

Manter focado em por que você quer parar. Anote todas as razões pelas quais você deseja parar de usar cigarros ou e-cigarros, como o dinheiro que você economiza ou a energia extra que você terá.

Mantenha a lista onde você pode vê-la. Leia todos os dias, mesmo que você já saiba as razões. Fazendo isso ajuda o cérebro automaticamente a lembrá-lo de uma razão quando você sente um desejo forte.

Obtenha suporte. Volte-se para a sua família ou um adulto de confiança para apoio moral quando você realmente quiser um cigarro.

Também ajuda a fortalecer sua determinação de dizer a outras pessoas que você está desistindo.

Se você não quer que amigos e familiares saibam que você fuma ou usa e-cigs, junte-se a um grupo de apoio on-line ou pessoal.

Veja se os amigos vão se juntar a você para desistir. Se não, peça para não fumar ou usar e-cigarros na sua frente.

Seja bom para si mesmo. Algumas pessoas usam e-cigarros para evitar prejudicar amigos e familiares com o fumo passivo.

Mas vapor de segunda mão também é problemático, e você ainda está ferindo-os por prejudicar alguém que eles amam – você.

Seja seu próprio melhor amigo e dê-se o elogio cada vez que você evita alcançar para o e-cigs.

A nicotina é uma droga viciante e fumar tem consequências. É quase nunca fácil parar de usá-lo uma vez que você começou.

A melhor estratégia é nunca começar em primeiro lugar. Se é tarde demais para isso, lembre-se que é possível sair. Outras pessoas têm sucesso, e você também pode!

ATUALIZADO: 18.05.17

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